Geddel Vieira fez cursos e resenhas literárias para abater tempo de pena
Ex-ministro foi condenado a 13 anos de prisão
Foto: Agência Brasil
Ao solicitar a redução da pena de 13 anos de prisão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter realizado diversos cursos durante a carceragem. Segundo informações do jornal O Globo, as atividades incluem "auxiliar de cozinha", "auxiliar de pedreiro", "formação para eletricista", "formação para vendedor", "auxiliar de oficina mecânica" e até mesmo "matemática financeira".
Além disso, Geddel pontuou a leitura de diversos livros, com a entrega de resenhas, que também são usadas para a remição da pena. Dentre as obras, está "Crime e Castigo", um clássico do escritor russo Fiódor Dostoiévski, e "Hibisco Roxo", da escritora feminista Chimamanda Ngozi Adichie.
O direito à remição é previsto em lei para beneficiar detentos com bom comportamento para a progressão de regime. Com isso, o emedebista obteve nesta semana o direito à liberdade condicional, concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. O ex-ministro foi condenado por lavagem de dinheiro depois que a Polícia Federal (PF) encontrou um apartamento ligado a ele com R$ 51 milhões em dinheiro vivo, guardado em malas.