Brasil

General Freire Gomes assume comando do Exército brasileiro

Antônio Freire tem 64 anos e substitui o general Paulo Sérgio Nogueira

Por Da Redação
Ás

General Freire Gomes assume comando do Exército brasileiro

Foto: Alan Santos/PR

O general Marco Antônio Freire Gomes foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), para ser o novo comandante do Exército Brasileiro. A mudança foi publicada nesta quinta-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU).

Antônio Freire, que tem 64 anos, substitui o general Paulo Sérgio Nogueira, que assumiu a vaga que era do também general Walter Souza Netto, que se afastou do cargo para se juntar à Bolsonaro como vice pela disputa na reeleição. Esta é a terceira troca feita no alto comando das Forças Armadas desde o início do governo.

Atualmente, Marco Antônio Freire Gomes comanda as Operações Terrestres do Exército (Coter), que cuida do “preparo e emprego da força terrestre”. O órgão é responsável pela expedição de diretrizes e orientações que tratam do Planejamento Operacional e da Instrução Militar, visando ao seu emprego na Garantia da Lei e da Ordem, em Ações Complementares e em Operações Internacionais de Manutenção da Paz.

De acordo com o Exército, Freire Gomes nasceu em 31 de julho de 1957, em Pirassununga, interior de São Paulo, e foi declarado aspirante a oficial de cavalaria em dezembro de 1980.

Durante a carreira, ele atuou como secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandou a Brigada de Operações Especiais (Goiânia) e a 10ª Região Militar (Fortaleza). Ainda foi comandante Militar do Nordeste (Recife).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.