Política

General Freire Gomes presta depoimento à PF sobre suposto golpe

Ex-comandante do Exército é aguardado para prestar esclarecimentos sobre acusações envolvendo Bolsonaro e militares

Por Da Redação
Ás

General Freire Gomes presta depoimento à PF sobre suposto golpe

Foto: Reprodução

O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército Brasileiro, está previsto para depor à Polícia Federal nesta sexta-feira (01) sobre o suposto golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares. As informações são da CNN.

A oitiva, agendada para a tarde, visa esclarecer as acusações e responder aos questionamentos dos investigadores. Freire Gomes retornou ao Brasil da Espanha, onde reside sua família, para colaborar com as investigações. 

Um relatório da PF indica que o general não teria apoiado a ideia de golpe de Estado e teria sido alvo de insultos pelo general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil. O depoimento ocorre em meio a debates sobre a conduta dos militares e as alegações de tentativa de blindagem do ex-comandante do Exército nas investigações.

Marco Antônio Freire Gomes nasceu em 31 de julho de 1957, na cidade de Pirassununga, no interior de São Paulo. É filho do coronel de Cavalaria do Exército Francisco Valdir Gomes. Foi estudante dos colégios militares do Rio de Janeiro e de Fortaleza. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), no ano de 1977. Se formou em 1980, sendo declarado aspirante a oficial da Cavalaria.

Como oficial, foi: chefe da Divisão de Operações e da Divisão de Inteligência do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); chefe do Serviço Militar Regional do Comando da 11ª Região Militar, em Brasília; adido militar de Defesa e do Exército junto à Embaixada do Brasil na Espanha; chefe da Seção de Doutrina e Assistente da 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, em Brasília; oficial do Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa.

No generalato, esteve nos cargos de comandante da Brigada de Operações Especiais e do Comando de Operações Especiais, em Goiânia; 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres (Coter), em Brasília; comandante da 10ª Região Militar, em Fortaleza; secretário-executivo do GSI; comandante militar do Nordeste, em Recife; e comandante de Operações Terrestres, em Brasília. Entre março e dezembro de 2022, Freire Gomes foi comandante do Exército Brasileiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário