Genial Quaest: imagem de Israel despenca entre os brasileiros desde início da guerra
Pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma pesquisa da Genial Quaest, divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, revela que a opinião favorável dos brasileiros sobre Israel despencou desde outubro de 2023, quando o país sofreu ataque do grupo terrorista Hamas e contra-atacou bombardeando a Faixa de Gaza.
No fim de outubro, 52% dos brasileiros diziam ter opinião favorável em relação a Israel. Quatro meses depois, o percentual caiu para 39%. Já as opiniões desfavoráveis saltaram de 27% para 41%. Já a imagem da Palestina, favorável para 43% dos brasileiros em outubro, oscilou positivamente, para 45%. Ao todo, a pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro.
Eleitores de Lula e Bolsonaro
Os dados mostram ainda que 42% dos eleitores de Lula diziam ter imagem positiva de Israel em outubro do ano passado, percentual que despencou para 24% neste ano. Os que têm opinião desfavorável saltaram de 37% para 56%. Entre eleitores de Jair Bolsonaro, a imagem positiva de Israel oscilou de 67% em outubro para 64%. A imagem negativa entre eles subiu de 17% para 23%.