Michel Telles

Ghotellier lista as principais tendências do turismo de luxo para 2025!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Ghotellier lista as principais tendências do turismo de luxo para 2025!

Foto: Divulgação Assessoria

Segundo a Ghotellier – empresa de inteligência em Pricing e Revenue Management-, o setor de turismo de luxo continua a crescer, impulsionando tanto o turismo internacional quanto o nacional, à medida que os viajantes brasileiros redescobrindo destinos do país. De acordo com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), o faturamento dos hotéis associados atingiu R$ 3,12 bilhões em 2023, um aumento de 14,05% em comparação ao ano anterior. Essa alta supera o crescimento global do mercado de luxo, que, segundo a Bain & Company, avança entre 8% e 10% ao ano.

A Ghotellier  teve acesso a pesquisa feita pela Virtuoso em parceria com a Globetrender, publicada em Setembro, com as tendências para o turismo de Luxo para 2025. Os dados  evidenciam que o turismo de luxo não se resume apenas à exclusividade, mas a uma demanda por experiências customizadas, focadas em bem-estar, turismo multigeracional e até mesmo no fenômeno do SetJetting — viagens inspiradas por programas de TV e redes sociais.

Nesse cenário dinâmico, a GHotellier se destaca como uma parceira estratégica para empreendimentos que buscam maximizar suas receitas de forma inteligente. Através de seu metodologia de Revenue Management avançado, permite que hotéis de luxo capturem o valor crescente dessas tendências, otimizando a precificação com base na percepção de valor do hóspede. Sônia Pandini, que lidera a operação da GHotellier, destaca a importância da personalização e do entendimento profundo das expectativas dos clientes de luxo:

 “É de extrema importância que o hotel de luxo conheça as necessidades deste nicho e o que o viajante deste segmento procura, porém de nada adianta ter a informação, se ela não for convertida em estratégia de precificação inteligente e de revenue management, para que o hotel consiga maximizar sua receita e oferecer uma grande experiência ao seu hóspede” – diz, Sônia Pandini.

Confira as 7 principais tendências do turismo de luxo para 2025, publicadas em Setembro no relatório da empresa Virtuoso em parceria com a Globetrender:

 BEM ESTAR E SAÚDE HOLÍSTICA

O turismo do bem-estar tem previsão de crescimento de 16,6% por ano, atingindo U$1.4 trilhões até 2027

Os viajantes buscam longevidade, porém não querem somente viver mais, mas também ter qualidade de vida.

Já existem hotéis que oferecem tratamentos contra insônia, prevenção de doenças, sessões de mindfulness e tratamento com Reiki, exercícios de respiração e consultoria para desenvolver habilidades cognitivas através de treinamento visoespacial.

 TURISMO MULTIGERACIONAL

Em 2025, sete gerações de pessoas estarão viajando ao mesmo tempo. Desde a geração “Mature” (+79 anos) até a geração de bebês “Beta” (que nascerão a partir de 2025.

As viagens “Beta XZ” - jovens pais viajando com seus filhos, porém hotéis e viagens sendo pagos pelos pais geração X (entre 45-59 anos). Esses jovens pais são consumidores poderosos e altamente ambiciosos, mas em muitos casos suas rendas mensais não o definem como milionários.

QUADRO DE INSPIRAÇÕES (Mood Boarding)

 Os consultores de viagem de luxo estão reconhecendo o valor de primeiro entender como os viajantes querem se sentir naquele lugar e, para depois sugerir e preparar o destino e itinerário.

Motivadores emocionais de viagem entre entre os viajantes de luxo pesquisados:

77% ‘curiosidade e exploração

65% ‘alegria e felicidade’

57% ‘admiração e maravilha da natureza’

31% ‘pertencimento e amizade

22% ‘reflexão e autodescoberta

51% ‘renovação e reinicialização mental

MULHERES QUE VIAJAM SOZINHAS

71% dos viajantes solo da empresa Virtuoso são mulheres. Segurança é o primeiro quesito buscado por elas.

Os hotéis têm investido nesse nicho oferecendo: kits de maquiagem, vinho branco no apto, jantares para mulheres com gastronomia equilibrada, massageadores dos pés no quarto, etc.

MEMÓRIAS EM MOVIMENTO

 Tendência SetJetting – viajantes de luxo buscam por lugares que apareceram em programas de TV e internet e contratam equipes de filmagens para poder ter memórias de vídeo e fotos de alta qualidade.

35% dos viajantes Virtuoso são inspirados por programas de viagem ou seriados de documentários

40% dos viajantes estão buscando aventura

US$ 350-US$ 630 é a faixa de preço diário (médio) para a equipe de filmagem

RAQUETE MANIA

A explosão de popularidade do tênis, squash, pickleball e padel fez com que resorts e hotéis de luxo incorporassem quadras de última geração e roupas de marca para jogadores que desejam combinar a emoção do jogo com o prazer de viajar.

 

LISTA DE DESEJOS IMEDIATOS

Viajantes de luxo querem celebrar e viver o momento, no estilo carpe diem, sem muito planejamento.

Houve um aumento de 89% nas reservas de serviços “extravagantes”. Gastam mais em suítes diferentes e incomuns nos hotéis, voos de primeira classe, jatos particulares e fretamento de iates.

Entender essa demanda, o que ela necessita e procura é primordial para alavancar a experiência do seu cliente, posicionando melhor seu empreendimento ou empresa de turismo e maximizando sua receita através de uma precificação estratégica baseada na percepção de valor que o viajante de luxo tem do seu produto.

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