Gigante de 2,3 metros não tem CNH porque não cabe no carro da autoescola
Denis Albino é considerado o segundo homem mais alto do Brasil
Foto: Reprodução/ Janine Moraes
O brasiliense Denis Albino, de 47 anos, dirige desde 1994, mas nunca conseguiu tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não por opção, mas por falta de um carro disponível para o seu tamanho. O gigante possui 2,30 metros de altura, o que faz com que seja a segunda pessoa mais alta do Brasil.
A única forma adaptável de conseguir dirigir seu Volkswagen Fusca Branco de 1977, é aumentando o trilho do banco do motorista em 20 cm, o máximo que o carro permite. Quando trabalhava em um programa de televisão, Denis juntou dinheiro para tirar a CNH, passou por todas as etapas. No entanto, na hora da prova prática, foi avisado de que não poderia realizar o teste.
“Me falaram: ‘Você não cabe dentro do carro, me desculpe’. Como na época eu tinha um Monza 94, e o pessoal da autoescola me via chegando com ele, nem pararam para pensar que eu tinha todo esse tamanho”, lembra.
Denis, que havia pago todo o processo para obtenção da carteira de motorista, a autoescola teve de devolver o dinheiro a ele. Após esse episódio, ele tentou tirar a habilitação inúmeras vezes e em cidades diferentes, mas o resultado sempre foi o mesmo: não há carro que o suporte para a realização dos exames práticos.
Mas puxar o banco do motorista não era a única adaptação no carro, para dirigir com conforto, o gigante, que calça 52, precisa dirigir com os pés descalço para controlar os três pedais do carro. Além disso, o pescoço precisa estar envergado. “As adaptações sempre fizeram parte da minha vida. Quando trabalhava na televisão, por exemplo, nós viajávamos muito; eu sempre tinha de ir na saída de emergência do avião, onde o espaço para as pernas é maior. Caso contrário, não conseguia voar”, conta.
Um dos poucos modelos que lhe passam certo conforto é a Volkswagen Parati 1988/1989, seu carro atual, comprado em 2015. O comprimento da perua é de 4,07 m e o entre-eixos tem 2,35 m, apenas 5 cm maior que ele. A altura do veículo é de 1,36 m, sendo 13 cm de vão livre do solo. O trilho do banco do motorista foi estendido em 10 cm.
Atualmente, Denis tenta uma autorização para conseguir tirar sua habilitação usando o próprio veículo, um processo que é possível, mas muito burocrático.