Gigante de motos na Índia, Bajaj confirma vinda ao Brasil
Marca tem alto volume de produção de modelos de baixa cilindrada
A produção de motocicletas vem crescendo a um ritmo de 20% na produção nacional neste ano em relação a 2021. Com muito espaço para os modelos de baixa cilindrada, a Bajaj indiana confirmou a entrada no mercado brasileiro ainda este ano.
Não há até o momento novas informações sobre investimentos ou modelos que serão vendidos aqui. No entanto, a marca divulgou a entrada no país em um post no perfil @baiajdobrasil.
A Bajaj produz cerca de 6,3 milhões de unidades por ano e enxerga no Brasil um grande potencial no segmento de motocicletas de baixa cilindrada. A marca contratou o executivo Waldyr Ferreira, ex-Harley e Triumph, para comandar as operações no Brasil.
Dominar 400 pode ser o primeiro modelo
Seguindo a estratégia mais plausível, a Bajaj pode estrear com a Dominar 400, seu modelo mais potente, para marcar a entrada no Brasil.
A motocicleta, que tem motor monocilíndrico de 373,3 cm³ com arrefecimento a líquido, entrega a potência de 40 cv a 8.800 rpm com torque de 3,5 kgfm a 6.500 rpm. A transmissão é manual de seis posições e conta com embreagem com assistência deslizante. O modelo ainda tem freios com ABS e a disco nas duas rodas, suspensão dianteira com garfo invertido e painel de instrumentos digital. Ao chegar no Brasil rivalizará diretamente com a BMW G 310 R, Yamaha MT-03, Honda CB 500F e Kawasaki Z 400.
Contudo, a Bajaj também pode oferecer por aqui modelos de baixa cilindrada como a CT110X, a linha Pulsar com motos de 125 a 400 cilindradas, além de estradeiras como os modelos Avenger de 160 ou 220 cilindradas.
Em relação às motocicletas elétricas, é possível ter no mercado nacional a linha Chetak, que é um scooter eletrificada com motor de 5,5 cv e baterias de 3 kWh, o que confere uma autonomia de 90 quilômetros. A moto pode atingir a velocidade máxima de até 70 km/h.