GOL Last Edition terá motor 1.0 e só 1.000 unidades fabricadas
Modelo sairá de linha após 42 anos no país

O Volkswagen Gol, que foi lançado em 1980, deixará de ser produzido depois de 42 anos. O Gol só perdeu em longevidade para a Kombi que foi produzida por 56 anos ininterruptos deixando as linhas de produção no final de 2013 e também do Fusca lançado em 1950 como importado e produzido entre 1959 e 1986 e depois entre 1993 e 1996.
Ao todo, a Volkswagen venderá 1.000 unidades do Gol Last Edition, que traz um design comemorativo e com alusão aos modelos passados, como um emblema resinado semelhante ao desenho das rodas orbital presente em gerações passadas. A grafia Gol Last Edition também remete às primeiras versões do hatchback.
Por fora, o Volkswagen Gol Last Edition traz rodas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas derivadas do pacote Urban, para conferir esportividade. O modelo tem um faixa na lateral preta lembrando as versões aventureiras. A grade frontal não tem cromado, o que remete aos modelos dos anos 90. A traseira tem uma faixa preta ligando os faróis em referência a versões esportivas do passado como o modelos GT, GTS e GTI . O interior traz volante, bancos e tapetes com costura na cor vermelha. Também há uma central multimídia, volante
multifuncional, computador de bordo, ar-condicionado, entre outros itens.
Apesar de ter revelado o Gol Last Edition, a Volkswagen não revelou todos os equipamentos do hatchback e nem a motorização, que equipará a edição especial.
Uma fonte ligada à Volkswagen informou que o modelo terá motor 1.0 três cilindros de 84cv e 10,3kgfm de torque. A escolha do motor foi justamente porque o antigo 1.6 MSi já fora de linha não foi homologado para a linha 2023 do Gol. Esse motor precisava de ajustes para atender ao Proconve L7 e por isso não equipou a versão de despedida.
Embora muito tenha se especulado sobre uma produção maior do Gol Last Edition, tal qual ocorreu com a Kombi em 2013, o hatch terá mesmo apenas 1.000 unidades numeradas à venda.