Tecnologia

Golpe de roubo de dados bancários cresce em 2,5 vezes no primeiro trimestre do ano

O Brasil é um dos países mais afetados pelos golpes

Por Da Redação
Ás

Golpe de roubo de dados bancários cresce em 2,5 vezes no primeiro trimestre do ano

Foto: Divulgação | TechTudo

Um relatório divulgado na sexta-feira (29), pela agência de cibersegurança Kaspersky aponta que os golpes de roubo de dados bancários cresceu em 2,5 vezes em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano. Segundo a empresa, uma das principais motivações para o aumento dos golpes se dá pelo crescimento dos serviços bancários digitais na pandemia.

Os dados revelam que foram detectados 42.115 arquivos de trojan bancários, um tipo de software capaz de roubar dados bancários dos usuários, nos três primeiros meses do ano, considerado o maior número de casos nos últimos 18 meses. Entre os países com maior número de ataques de malware bancário estão o Japão, Espanha, Itália e Brasil.

De acordo com a empresa, a maioria dos golpes são realizados através de ataques 'phishing', em que os invasores enviam links maliciosos para os usuários por meio de aplicativos de mensagem como o WhatsApp ou via mensagem de texto (SMS). A partir disso, o invasor consegue ter acesso a contas bancárias ou cartões de crédito cadastrados no celular da pessoa.

Para evitar cair nos golpes, a empresa recomenda que o usuário evite baixar aplicativos fora da loja virtual oficial dos aparelhos, como o Google Play Store ou pela App Store, ter atenção ao receber um link suspeito pelos bancos e entrar em contato com as agências antes de acessar algum tipo de página suspeita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.