'Golpe do delivery' cresce 186% neste ano
O Rappi é o aplicativo que tem mais reclamações relacionado ao golpe
Foto: Agência Brasil
Um levantamento do Procon-SP mostrou que aumentou o número de reclamações de golpes aplicados por entregadores de aplicativos de comida. O crescimento foi de 186% nos cinco primeiros meses do ano em relação ao ano passado.
Em maio deste ano, foram quase 250 registros, que somam uma quantia superior a R$ 500 mil. No ano passado, neste mesmo intervalo, foram 80 reclamações.
O Rappi é o aplicativo que tem mais reclamações relacionado ao golpe. Foram 105 registros. Na sequência, aparecem iFood, com 80; e Uber Eats, com 64.
As ações dos criminosos são casos em que os entregadores cobram uma suposta taxa de entrega e apresentam uma máquina de cartão com o visor quebrado. Ao pagar pela refeição, que muitas vezes já foi quitada por meio do próprio aplicativo, os criminosos colocam valores indevidos, sem que o cliente perceba.
“Há casos em que recebem uma ligação do restaurante informando sobre a cobrança de uma 'taxa de entrega' e pedindo os dados do cartão; e outros em que o entregador liga dizendo ter sofrido um acidente”, alerta o Procon.