• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Golpes financeiros crescem em 44% durante período da pandemia, afirma Febran
Brasil

Golpes financeiros crescem em 44% durante período da pandemia, afirma Febran

Saiba como evitá-los;

Por Da Redação
Ás

Golpes financeiros crescem em 44% durante período da pandemia, afirma Febran

Foto: Divulgação

Durante o período do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, foi registrado um aumento na aplicação de golpes financeiros, principalmente nos ataques "phishing", no qual os invasores aplicam os golpes através de aplicativos de mensagens.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de fevereiro para março, o aumento foi de 44% nos ataques de phishing relacionados a golpes bancários. As invasões dos criminosos são feitas através de links maliciosos enviados pelos aplicativos de mensagens como WhatsApp ou via mensagem de texto (SMS), no qual os hackers utilizam o nome dos bancos como atrativo para enganar o consumidor, roubar os dados e ter acesso a contas bancárias ou cartões de crédito.

Ao O Globo, o diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, relevou que 80% dos golpes aplicados são feitos em situações de vulnerabilidade e são caracterizados como mensagens de urgência pelos invasores.

"Eles exploram, por exemplo, o medo de perder acesso à conta, de ir à agência ou de perder benefícios fazendo com que as pessoas se esqueçam de cuidados básicos. A orientação é: pare, olhe com atenção e desconfie. Entre no site do banco ou fale com o gerente", afirmou Volpini.

Abaixo, confira dicas da Febran para evitar ser vítima de golpes:

1. Não forneça dados pessoais, senhas e informações sensíveis por telefone, e-mail, redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea.

2. Bancos não solicitam confirmação de dados pessoais relacionados a contas bancárias, senhas e cartões por telefone, SMS, e-mail ou por outros meios.

3. Bancos também nunca enviam ninguém para retirar cartões de crédito. Não os entregue a ninguém. E lembre: para inutilizar o cartão de crédito deve-se cortar o chip no meio, não o plástico.

4. Jamais forneça dados para alguém que se identificar como operador de central de atendimento.

5. Faça controle periódico da fatura do cartão de crédito e do extrato bancário.

6. Mantenha o sistema operacional de seu computador, tablet ou celular sempre atualizado. Além disso, é recomendável instalar programas de antivírus, inclusive, no celular, para o bloqueio de ataques.

7. Evite abrir e-mail e clicar em anexos ou links enviados por desconhecidos.

8. Se desconfiar de alguma solicitação, entre em contato diretamente com a central de atendimento oficial do banco, verifique na página do banco ou com seu gerente.

9. Em caso de perda, roubo ou furto de seu celular, solicite, o mais rápido possível, o bloqueio de seu chip na operadora de telefonia, bem como de cartões de crédito e débito. Registre boletim de ocorrência na polícia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário