• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Gonçalves Dias atribui segurança no 8 de janeiro a equipe antiga: ‘Não houve transição’

Gonçalves Dias atribui segurança no 8 de janeiro a equipe antiga: ‘Não houve transição’

Em depoimento à CPMI, ex-ministro-chefe do GSI negou que recebeu documento da Abin

Por Da Redação
Ás

Gonçalves Dias atribui segurança no 8 de janeiro a equipe antiga: ‘Não houve transição’

Foto: Agência Brasil

O ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, afirmou nesta quinta-feira (22), em depoimento à A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, que a segurança do Palácio do Planalto durante o atentado às sedes dos três Poderes  era composta "praticamente" por remanescentes da gestão Jair Bolsonaro (PL). 

Segundo ele, "não houve transição" e, uma semana após a posse, ainda comandava "praticamente a equipe antiga". Na oitiva, Dias também negou que tenha tido acesso a documentos da Agência Brasileira de Segurança (Abin) e indicou que houve manipulação em documento enviado ao Congresso Nacional sobre a possibilidade de atentado aos Poderes. 

“A Abin respondeu [ao Congresso] com um compilado de mensagens de aplicativo. Esse documento tinha 'ministro do GSI'. Nunca participei de nenhum grupo de WhatsApp, eu não sou o difusor daquele compilado de mensagens. Então, aquele documento não condizia com a realidade. Esse era um documento, ele foi acertado e enviado”, disse Dias.

“A Abin não me passou nenhum relatório. Não adulterei e nem fraudei nenhum documento. [...] Só tomei conhecimento desse compilado de mensagens após o dia 8, e não mandei alterar”, completou. 

Além disso, o ex-ministro-chefe do GSI atribuiu a culpa do atentado às sedes dos três Poderes, em especial, ao secretário executivo, general Ivan Penteada, exonerado após o episódio. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário