Tecnologia

Google admite ter construído o primeiro computador quântico

Modelo faz em três minutos o que o melhor supercomputador da atualidade faz em dez mil anos

Por Da Redação
Ás

Google admite ter construído o primeiro computador quântico

Foto: Divulgação/D-WAVE

O que seria um marco histórico no campo da computação quântica, foi divulgado no site da NASA e apagado pouco tempo depois, diz matéria publicada no jornal Financial Times. E o que seria isso um estudo da Google, no qual a empresa afirma que, com sua tecnologia, alcançou a supremacia quântica. “Em três minutos e 20 segundos, o computador quântico faz um cálculo que o computador clássico mais avançado de hoje, conhecido como “Summit”, levaria aproximadamente 10 mil anos” – uma demonstração da supremacia quântica, foi o que afirmaram os pesquisadores ao saber da publicação apagada pela NASA.

No documento, a Google afirma ter construído o primeiro computador quântico, que consegue realizar cálculos além da capacidade dos melhores supercomputadores que existem atualmente.

Assim como a Intel Microsoft ou IBM, a Google tem investido no trabalho para desenvolver computadores quânticos, uma máquina que em nada se parece com as atuais e que possui uma arquitetura totalmente diferente dos computadores clássicos, com cálculos muito mais rápidos e que promete mudar a forma como se faz ciência e como se usa a computação em geral, dos gadgets mais simples aos mais complexos.

A indústria, cientistas e especialistas em informática já têm a perspectiva de que a Google tenha construído o computador quântico, apesar deste anúncio ainda não ter sido oficializado. 
Protótipos de computadores quânticos já foram desenvolvidos por empresas que vão desde a IBM, a startups como a Rigetti Computing, sendo que até hoje, estes protótipos não conseguiram executar nada além do que os computares clássicos. A única diferença até então, seria o fato da rapidez ter sido maior. Questionada pelo Financial Times, a Google não prestou quaisquer declarações.

IBM reage e desvaloriza descoberta

A empresa IBM que foi a pioneira na área da computação quântica, reagiu a alegação da Google, e o chefe de investigação da IBM, Dario Gil, falou ao Financial Times que, a Google teve realmente avanços, mas, apesar de elogiar a Google pelos avanços conseguidos, desvaloriza a alegação de que este é um momento chave e “grandioso” para a computação e que “a pesquisa conseguida é apenas um experiência de laboratório projetada para implementar essencialmente – e quase certamente exclusivamente – um procedimento de amostragem quântica muito específico, sem aplicações práticas”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário