Google Duo deve se unificar ao Meet ainda neste ano
Plataforma de software de videochamadas da empresa deixará de existir separadamente
Foto: Reprodução/Sup.news
O Google anunciou, na quarta-feira (1º), que o aplicativo de videochamadas Google Duo será dissolvido e, consequentemente, unificado com o Meet ainda neste ano.
Segundo a empresa gigante da tecnologia, o histórico de conversas dos usuários, assim como os contatos e mensagens seguirão salvos no app. No entanto, o único software de videochamadas da empresa para download será o Meet.
Recentemente, o Duo havia ganhado novidades que incluíam chamadas em grupo para até 32 pessoas, além da adição de doodles, máscaras e efeitos divertidos com o modo família e videochamadas em tablets, dobráveis, dispositivos inteligentes e TVs.
A partir da unificação, as ferramentas que estavam disponíveis somente no Duo, que permitiam que o usuário realizasse videochamadas a partir de números de telefones e envio de mensagens e pedido para o Google Assistente fazer uma ligação, passarão a funcionar por meio do Meet.
Segundo informações, o encerramento do Duo era discutido pelo Google internamente desde 2020. O entendimento da gigante é de que não há necessidade de ter dois softwares de videochamadas.
Antes de ser encerrado, no entanto, o Duo ganhará todos os recursos do Meet ainda este ano, como a possibilidade de customização de telas de fundo virtuais em chamadas e reuniões; agendamento de reuniões para que todos os convidados entrem no momento mais conveniente; uso de chat nas reuniões para maior engajamento; compartilhamento de conteúdo ao vivo para permitir a interação com todos os participantes da chamada.
Outras medidas como legendas em tempo real para permitir a acessibilidade e aumentar a participação; aumento do tamanho das videochamadas dos atuais 32 para 100 participantes; e a integração com outras ferramentas, incluindo Gmail, Google Agenda, Assistente, Mensagens, também são adotadas.