• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Google pausa geração de imagens para modelo de IA após falhas em representações históricas
Economia

Google pausa geração de imagens para modelo de IA após falhas em representações históricas

Empresa trabalha para resolver imprecisões do Gemini e relançará versão aprimorada em breve

Por Da Redação
Ás

Google pausa geração de imagens para modelo de IA após falhas em representações históricas

Foto: Pexels/Ilustrativa

O Google, empresa-mãe Alphabet, anunciou uma pausa na geração de imagens para o seu modelo de inteligência artificial, o Gemini, após relatos de falhas em representações de figuras históricas por vários internautas.

Em um comunicado publicado na rede social X (ex-Twitter) na quinta-feira (22), o Google afirmou: "Já estamos trabalhando para resolver problemas recentes com o recurso de geração de imagens do Gemini. Vamos pausar a geração de imagens de pessoas e relançaremos uma versão melhorada em breve."

O problema surge em um momento em que o Google intensifica seu foco na inteligência artificial, enfrentando uma concorrência crescente de empresas como Microsoft e OpenAI, especialmente nos serviços de busca na internet.

Ao mesmo tempo, os avanços da IA na geração de imagens e vídeos geram preocupações crescentes sobre deepfakes, desinformação e preconceito racial.

No início desta semana, o Google reconheceu que o Gemini estava apresentando "imprecisões em algumas representações históricas de geração de imagens".

A medida foi tomada após críticos no X compartilharem exemplos do modelo que pareciam mostrar representações históricas imprecisas em relação à raça das pessoas. Um internauta, por exemplo, solicitou a geração de um "rei inglês da Idade Média" e recebeu imagens com identificação racial incorreta.

O modelo de IA atualizado, chamado Gemini 1.5 Pro, foi lançado na semana passada para clientes e desenvolvedores de nuvem, permitindo que testem seus novos recursos e eventualmente criar novos aplicativos comerciais.

Tanto o Google quanto seus rivais têm investido bilhões de dólares para aprimorar suas capacidades em IA generativa, visando atrair clientes corporativos e demonstrar o retorno significativo de seus investimentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.