Google testa chatbot de IA que pode dar conselhos aos usuários
Por enquanto, recurso ainda está em fase de testes
Foto: Reprodução/Pixabay
O Google está testando um novo chatbot baseado em inteligência artificial (IA) que pode dar conselhos aos usuários. Segundo informações do jornal New York Times, a IA generativa poderia se tornar um “coach pessoal de vida”, auxiliando usuários a tomar decisões e dando dicas para resolver problemas mais complexos.
O projeto surgiu da junção de duas empresas do Google, a DeepMind, um laboratório de pesquisa que foi comprado pela gigante das buscas, e a Brain, uma empresa da companhia que surgiu no Vale do Silício. As entidades foram fundidas em abril deste ano e, nesse mês de agosto, começaram a testar as novas ferramentas de IA.
Por enquanto, o recurso ainda está em fase de testes, etapa onde mais de 100 especialistas estão treinando o chatbot. A proposta é que ele seja capaz de responder a questões pessoais, mesmo quando a temática envolve indagações e desafios particulares.
Para exemplificar as possíveis aplicações do chatbot, os desenvolvedores forneceram um exemplo de comando que a assistente poderia responder. Nele, uma usuária fictícia conta uma história pessoal e afirma que uma amiga próxima vai se casar em um local distante. De acordo com os desenvolvedores, a assistente poderia oferecer sugestões e recomendações para usuários a partir da descrição de uma situação.