Municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ganham estações de 5g

O processo de implantação do 5G teve início nas capitais em junho de 2022

Por Agência Brasil
Ás

Municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ganham estações de 5g

Foto: Agência Brasil

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou que a faixa de frequência de telecomunicações destinada ao uso da rede 5G será liberada para instalação de novas estações em mais 100 municípios brasileiros. Dentre esses, 73 municípios estão localizados no Rio Grande do Sul e 27 em Santa Catarina.

A partir da próxima segunda-feira (28), as operadoras de telefonia que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz durante os leilões do 5G em 2022, nas 100 cidades brasileiras mencionadas, terão a possibilidade de solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e a ativação das estações de 5G.

O processo de implantação do 5G teve início nas capitais em junho de 2022 e tem se expandido gradualmente para outras cidades. Segundo informações do Ministério das Comunicações, a tecnologia 5G abrangerá aproximadamente 122 milhões de cidadãos, representando quase 60% da população do país, que residem em 1.812 municípios.

A Anatel esclareceu que a liberação da faixa de frequência não significa que as redes 5G serão instaladas imediatamente nas localidades. A instalação das estações de quinta geração (5G standalone) dependerá do planejamento individual de cada provedora de serviço.

Para acompanhar o progresso dos municípios beneficiados, o grupo responsável pelo monitoramento de soluções para problemas de interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz disponibiliza um painel de dados com informações sobre os municípios onde a faixa de 3,5 GHz já foi liberada, assim como o planejamento aprovado para as próximas liberações.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que a transição deve ser feita até 2030. "A liberação da faixa do 5G é uma das primeiras etapas desse trabalho contínuo que o governo federal desenvolve, de norte a sul do país, para levar a quinta geração de dados móveis a todo brasileiro, a toda escola e unidade de saúde. Os compromissos das operadoras vencedoras do leilão do 5G vão até 2030, mas seguimos trabalhando para adiantar esse prazo", disse ele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário