Pacotes de internet com WhatsApp ilimitado podem estar com os dias contados no Brasil

As três maiores operadoras do país já passaram a manifestar uma reavaliação na estratégia

Por Da Redação
Ás

Pacotes de internet com WhatsApp ilimitado podem estar com os dias contados no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pacotes de telefonia móvel que incluem dados ilimitados para acessar aplicativos como WhatsApp, Waze e YouTube se tornaram populares no Brasil, mas podem estar com os dias contatos. As três maiores operadoras de telefonia móvel do país passaram a manifestar publicamente que reavaliam a estratégia. 

Entidades como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) também criticam pacotes "zero rating", por considerar que limitam as opções dos usuários ao direcioná-los para os aplicativos liberados gratuitamente e impedem a competição. O "zero rating" é o nome dado à exclusão de alguns aplicativos da contagem da franquia dos usuários.

O presidente do grupo Claro Brasil, João Félix, afirmou que o zero rating foi um "erro e um equívoco". "Não tenho dúvida que o zero rating foi um erro, um equívoco. E, apesar de ter sido criado no passado, não há nada que não possa ser consertado", disse em junho deste ano durante o painel Telebrasil Innovation.

"Assim nasceu [o zero rating] porque decidimos colocar esses produtos, mas, ao longo do tempo, reavaliamos as decisões. A tendência, no momento, é de que, em função do consumo de dados e do valor percebido pelo cliente, haja uma diminuição da presença de produtos zero rating nos próximos anos", destacou o CEO da TIM, Alberto Griselli, após ser questionado por analistas durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre de 2023.

O diretor-presidente da Telefônica Brasil, dona da Vivo, Christian Gebara, pontuou que antes o WhatsApp era apenas um aplicativo de mensagens, mas que agora incorpora imagens, fotos e vídeos, o que impacta no tráfego de dados da empresa. 

"No nosso caso, só temos gratuito, ilimitado, o 'zero rating', o WhatsApp. As outras operadoras têm outros OTTs [provedores de conteúdo digital]. E o WhatsApp era gratuito quando ele era um aplicativo de mensagens. Hoje, o WhatsApp já é um aplicativo de várias coisas, de fotos e vídeos. E é um dos [aplicativos] que impacta o crescimento do tráfego de dados nas nossas redes", disse durante a apresentação de resultados da companhia.

Segundo um levantamento realizado pelo Idec, 52% dos usuários com internet restrita pelo "zero rating" têm acesso restrito a serviços públicos e dificuldade para exercer outros direitos.

E, por isso, o Idec apresentou duas opções para o governo: os pacotes de dados no Brasil são muito baixos e precisam aumentar; ou o serviço poderia continuar quando o pacote de dados se esgotar, mas com velocidade reduzida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário