Governador do Rio de Janeiro pede ajuda ao governo federal para reconstruir Petrópolis
Município foi fortemente atingido pela chuva na terça (15)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou na manhã desta quarta-feira (16), em coletiva no 15º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que o custo do primeiro auxílio aos moradores de Petrópolis, na Região Serrana, prejudicados pelo temporal, será bancado pelo governo do estado. Na ocasião, ele disse que conversou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e pediu apoio.
“Ontem falei com o ministro Rogério Marinho e com o presidente Bolsonaro da necessidade de apoio e ajuda. Há uma boa possibilidade deles virem na sexta-feira 18 aqui. Essa parte do primeiro auxílio o governo do estado vai fazer, não vou esperar o governo federal, mas na parte da reconstrução é muito importante o apoio e o aporte deles”, afirmou Castro.
Na noite da última terça-feira (15), o governador chegou à cidade para acompanhar o trabalho das equipes e verificar a destruição em vários locais do município fortemente atingido pela chuva. “Acompanhei os primeiros trabalhos e a organização do grupo executivo para dividir as tarefas. A essa hora não adianta ter vaidade, não adianta também ter sobreposições de ações. Tem que estar bem organizado, então, ficamos até tarde organizando o trabalho para que as pessoas saibam a quem procurar e saibam o que fazer”, disse.
Vias
Em relação à desobstrução das vias, Castro disse que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o governador, os bombeiros levaram até uma hora impedidos de trafegar na serra para chegar à cidade.
“Hoje já são mais de 400 bombeiros trabalhando aqui. O governo do estado está presente em peso e o maquinário já chegou. As secretarias de Desenvolvimento Social, tanto do estado como do município, já estão cadastrando as pessoas para que a gente possa dar o primeiro atendimento, limpar e fazer a vida da cidade voltar o mais rápido possível”, disse.