Governadores se reúnem com relator e pedem manutenção de Estados e municípios
Em comum, os governadores chegaram para a reunião defendendo o diálogo como melhor maneira de se buscar um entendimento que atenda a maioria
Foto: Reprodução
Os governadores de todo o país estão reunidos nesta terça-feira (11), em Brasília, para discutir o texto da reforma da Previdência (PEC 6/2019), que deve ter o relatório apresentado nesta semana pelo deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP). A tendência é que eles reafirmem o apoio à manutenção de Estados e municípios. Ainda assim, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), mantém a ideia de se incluir no parecer que seja facultativo a governadores e prefeitos aderirem às regras gerais aprovadas para diminuir a pressão sobre os parlamentares.
"Para não causar desgaste, pois eles alegam que os deputados federais ficariam comprometidos na base. Pra não deixar esse clima conflituoso, é melhor deixar que a regra que prevalece na União possa, por prerrogativa do governador, seja implantada nos Estados e municípios", falou Caiado.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que a reforma atende parcialmente a ideia de se unificar as regras da União, mas o mérito ainda divide os governantes. Ele é contrário às mudanças previstas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), nas regras da aposentadoria dos trabalhadores rurais e na implementação de um sistema de capitalização no Brasil. "Todos nós concordamos que as regras que forem vigentes para os servidores públicos da União devam ser as regras dos servidores dos Estados e municípios, até porque as condições de trabalho são muito semelhantes. Temos oportunidade de estabelecer uma regra única que pode resolver a questão de forma definitiva, sem fazer um trabalho pela metade", registrou antes do encontro.
Em comum, os governadores chegaram para a reunião - que conta com a presença do relator e do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia - defendendo o diálogo como melhor maneira de se buscar um entendimento que atenda a maioria.