Governo americano quer unir empresas para barrar gigante chinesa
Disputa comercial entre potências envolve a tecnologia 5G
Foto: Reprodução/ Getty Images
A briga comercial entre China e Estados Unidos parece não ter limites. O fator que incomoda os americanos é a implementação da tecnologia 5G. O Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA) tem conversado com os fabricantes americanos de equipamentos de telecomunicação com o intuito de eles unirem orças para oferecer uma alternativa doméstica à chinesa Huawei.
A empresa Huawei lidera o mercado, fazendo com que pessoas ligadas à Casa Branca considerarem este avanço uma ameaça à segurança nacional americana. As autoridades americanas estão procurando maneiras de minar a poderosa posição construída pela marca.
O temor sobre a expansão da Huawei incentiva o governo americano de promover até as rivais da chinesa em outros continentes. Enquanto as autoridades americanas estão considerando conceder incentivos fiscais para ajudar a desenvolver a tecnologia de código aberto, alguns executivos do setor expressam preocupações individuais de que estão dando uma vantagem a um determinado produto que não estará pronto a tempo para o 5G.