Mundo

Governo americano volta a aplicar pena de morte após 17 anos

Nos últimos dois meses, cinco presos foram executados

Por Da Redação
Ás

Governo americano volta a aplicar pena de morte após 17 anos

Foto: Reprodução/Edição do Brasil

O governo dos Estados Unidos voltou a aplicar a pena de morte aos condenados em presídios federais depois de 17 anos sem nenhuma morte. Entre os meses de julho e agosto, cinco prisioneiros foram executados no país pelas forças federais.

Entretanto, isso não significa que ninguém foi executado no país durante todo esse tempo, Somente em 2019, 19 execuções a nível estadual aconteceram no país, de acordo com o Death Penalty Information Center, organização civil norte-americana que mantém dados abertos sobre as condenações.

Atualmente, 28 estados americanos tem leis que permite a aplicação da pena de morte e a constituição também permite que o governo federal e o tribunal militar tenha o poder de intervir e executar prisioneiros em qualquer um dos 50 estados.

Critérios

Podem ser condenados à morte nos Estados Unidos aqueles que mataram, mas cada um dos estados tem seus próprios critérios. Geralmente estão vinculados a assassinatos violentos, de crianças ou de policiais. Atos terroristas que resultam em morte também podem ser condenados à pena máxima.

Caso o governo federal entenda que o estado não aplicou a pena correta, ele pode se sobrepor a esta decisão tanto em estados onde a pena de morte está prevista como em estados onde não há esta punição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.