Governo aprova desconto de 12% para dívidas sem atraso do Fies e de até 99% para as atrasadas
A medida foi publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU)
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) aprovou um desconto de 12% nas dívidas do Fundo de Financiamento da Educação (Fies) para estudantes que não possuem parcelas atrasadas. A medida foi publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU).
A renegociação também inclui os alunos que já estavam em fase de quitação da dívida em 30 de dezembro de 2021, mas que atrasaram o pagamento das parcelas em mais de 90 dias. Para esses casos, o desconto pode chegar a 99% do valor total e variar conforme o perfil do candidato, afirma o MEC.
Segundo o órgão, para conseguir o abatimento, é necessário realizar o pagamento à vista. Os interessados poderão procurar os agentes financeiros entre 1º de setembro e 31 de dezembro de 2022.
Confira as novas regras:
Estudantes sem atraso
- Desconto de 12% no valor que ainda precisa ser pago, apenas à vista.
Estudantes com atraso de 90 dias
- Desconto de totalidade dos encargos (como juros e taxas) e de 12% do valor principal, para pagamento à vista;
- Abatimento de todas os encargos, sem desconto no valor principal, com a possibilidade de dividir em 150 vezes (cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 200).
Estudantes com atrasos de mais de 365 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico
- Desconto de 92% no valor total da dívida, para pagamento à vista.
Estudantes com atrasos de mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico
- Desconto de 99% no valor total da dívida, para pagamento à vista.