Governo aprova medida que regulamenta a telessaúde no país
Resolução foi publicada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU)
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O governo aprovou uma portaria que regulamenta a telessaúde no país. Com a medida, consultas médicas poderão ser feitas on-line ou por videochamada, concedendo telediagnósticos. A resolução foi publicada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU).
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o objetivo do projeto é “colocar o SUS na palma da mão de cada um dos 210 milhões de brasileiros”. Entretanto, o serviço na rede pública será executado apenas dentro de UBS (unidades básicas de saúde) nesse 1º momento. “Não é uma consulta direta que o cidadão pode acessar através do seu smartphone”.
Para a realização dos atendimentos, o paciente precisará se dirigir até uma unidade de saúde. No local, médicos ou enfermeiros terão o suporte de um profissional remoto que poderá ajudar em um atendimento especializado.
A telessaúde poderia auxiliar em casos de estabelecimentos que não tem médicos, somente profissionais de enfermagem, como no interior e em áreas de difícil acesso, ressalta Queiroga. Além disso, a decisão possibilita o atendimento on-line com médicos especialistas –“evitando deslocamento desnecessários”.