Governo avalia novo fechamento do espaço aéreo em terra Yanomami, diz ministro
Medida visa "agilizar" saída de garimpeiros que ainda permanecem na região
Foto: Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta quinta-feira (16), em coletiva, que deve autorizar um novo fechamento do espaço aéreo na Terra Yanomami, em Roraima, "nas próximas semanas". Segundo ele, a medida será decidida em parceria com o ministério da Defesa, comandado por José Múcio, na próxima quarta-feira, depois do feriado de Carnaval.
“Provavelmente, haverá um novo fechamento do espaço aéreo sobre território yanomami nas próximas semanas. Nós estamos avaliando que esta medida, esse novo fechamento, deve ser antecipado para agilizar a saída de garimpeiros que ainda permanecem em pequeno número”, afirmou Dino.
O objetivo do novo fechamento do espaço aéreo, segundo Dino, é "agilizar" a saída de garimpeiros que ainda permanecem na região. "Na quarta-feira próxima, eu e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, vamos fazer uma nova reunião para planejamento das próximas etapas", disse o ministro da Justiça.
Indígenas da região atravessam uma grave crise sanitária, com dezenas de casos de malária e desnutrição grave. O avanço do garimpo ilegal na área é apontado como uma das causas do problema.