Governo avalia retorno do horário de verão
A medida é utilizada como instrumento para economizar energia elétrica
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Encerrado em 2019, o governo avalia o retorno do horário de verão, que está sendo discutido nesta terça-feira (6), no Ministério de Minas e Energia e no Palácio do Planalto. A medida é utilizada como instrumento para economizar energia elétrica. A decisão final, porém, caberá ao presidente Jair Bolsonaro.
No início do governo, o Chefe de Estado decidiu pelo fim do horário. Naquele ocasião, houve uma avaliação técnica de que a mudança não fazia mais sentido do ponto de vista do setor elétrico.
O horário de verão altera os hábitos de trabalho e de consumo de milhões de brasileiros. Em razão da medida, parte da população adianta os relógios em uma hora entre outubro e fevereiro.
A análise sobre o horário de verão voltou porque o Ministério de Minas e Energia solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estudos sobre a política, por conta de mudanças na forma como os brasileiros consomem energia elétrica, em especial, depois da pandemia de covid-19 e a implementação do home office.