Governo deve contratar empregados aposentados do INSS
A decisão ocorreu nesta sexta-feira (24), pelo presidente em exercício, Hamilton Mourão
Foto: Romério Cunha/VPR
O governo deve editar a medida provisória (MP) para contratar empregados aposentados do do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão ocorreu nesta sexta-feira (24), pelo presidente em exercício, Hamilton Mourão.
A ideia é que eles sejam contratados temporariamente para reforçar o atendimento nas agências e ajudar a reduzir o estoque de pedidos de benefícios em atraso. Atualmente, o número de pedidos de benefícios previdenciários com mais de 45 dias de atraso está em cerca 1,3 milhão.
Além disso, o governo anunciou que pretende contratar temporariamente cerca de 7 mil militares da reserva para atuar nos postos da previdência. E, nesta quinta-feira (23), foi publicado decreto no Diário Oficial da União que regulamenta a contratação de militares inativos para atividades em órgãos públicos.
Mas a contratação direta dos militares pelo INSS foi questionada pelo TCU, que considerou que o governo poderia estar rompendo o princípio da impessoalidade ao direcionar a contratação, exclusivamente, para o grupo militar. Para Mourão, a contratação de civis também estará garantida com a edição da MP para os empregados aposentados da Previdência.