• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Governo da Bahia assina termo de parceria para construção de fábrica de insulina em Dias d'Ávila
Bahia

Governo da Bahia assina termo de parceria para construção de fábrica de insulina em Dias d'Ávila

A fábrica vai gerar emprego para 400 pessoas

Por Da Redação
Ás

Governo da Bahia assina termo de parceria para construção de fábrica de insulina em Dias d'Ávila

Foto: Reprodução / Sesab

O governo do Estado, por meio da Bahiafarma, assinou nesta quinta-feira (24), o termo de parceria com o laboratório ucraniano Indar para a construção da primeira fábrica de insulina do hemisfério Sul, que será localizada em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. 

A lei que instituiu a Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) foi sancionada pelo governador Rui Costa (PT), em agosto. Segundo o diretor-presidente da Bahiafarma, Tiago Moraes, todo o ciclo fabril será realizado em Dias d’Ávila.

“Todo o ciclo fabril será realizado aqui no município, o que envolve a fabricação do insumo farmacêutico ativo da insulina e o envase. É um projeto de três a quatro anos, e pretendemos iniciar a parte de implementação fabril já no início de 2021”, disse Moraes.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana e tem como desafio tecnológico nacionalizar a produção do insumo. Essa PDP ainda garante que o Ministério da Saúde adquira da Bahiafarma 50% da demanda nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, o presidente da Indar, Liubov Vishnevska, ressaltou que, além dos impactos positivos na área de saúde, a construção da fábrica representa a geração de até 400 empregos diretos e mil indiretos no município.

“A fábrica será construída em Dias D’Ávila e vai gerar emprego para quase 400 pessoas. Este projeto é muito importante para o desenvolvimento de biotecnologia no Brasil e abastecimento da população brasileira pela insulina. Além disso, a fábrica vai exportar o produto para outros países da América Latina”, afirmou.

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destacou que a concretização do projeto vai tornar o Brasil um país independente da importação de insulina. “A produção de insulina é uma questão de interesse nacional, porque nós não podemos depender de outros países. É fundamental que o Brasil dê o próximo passo na tecnologia farmacêutica”, disse.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.