• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Governo da Bahia entrega 36 softwares capazes de extrair dados de celulares para investigações
Bahia

Governo da Bahia entrega 36 softwares capazes de extrair dados de celulares para investigações

Jerônimo Rodrigues destacou que equipamento não será usado para fins políticos

Por Ane Catarine Lima, Emilly Lima
Ás

Governo da Bahia entrega 36 softwares capazes de extrair dados de celulares para investigações

Foto: Farol da Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entregou na manhã desta quarta-feira (20), durante cerimônia no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Salvador, 36 softwares capazes de realizar perícias em celulares e extrair dados dos aparelhos para investigações. 

Os softwares, conhecidos como Cellebrite, são fornecidos para uso de autoridades policiais e têm capacidade técnica para desbloquear diversos celulares. Ao reiterar o compromisso com os direitos humanos, o governador destacou que a ferramenta não será utilizada para chantagear pessoas, tampouco para fins políticos. 

“Do rigor e firmeza da segurança pública, não abro mão. Com todo respeito aos direitos humanos, um aparelho desse não será usado para fazer chantagem com ninguém. Isso daqui é para serviço de segurança pública. No passado, já vivemos isso. Pessoas tinham esse equipamento para fazer chantagem com as pessoas, principalmente com a oposição. A determinação sempre foi clara: a segurança pública não será utilizada para fazer política partidária”, afirmou o petista. 

Jerônimo também ressaltou que os 36 equipamentos serão distribuídos pelas principais cidades da Bahia. Entre as mencionadas pelo governador estão: Juazeiro, Irecê, Barreiras, Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.