Mundo

Governo do Sudão assina acordo de paz com movimentos rebeldes

Acordo significa acabar com 17 anos de guerra no país

Por Da Redação
Ás

Governo do Sudão assina acordo de paz com movimentos rebeldes

Foto: Reprodução/ Vatican News

As autoridades do Sudão assinaram nesta segunda-feira (31) um acordo de paz com os principais grupos de rebeldes do país para acabar com 17 anos de guerra. A cerimônia ocorreu em Juba, no Sudão do Sul.  

De acordo com a agência Reuters, o acordo oferece aos grupos rebeldes representação política, integração nas forças de segurança, direitos econômicos e acesso à terra, assim como a possibilidade de retorno para os deslocados pelos conflitos.

Esse compartilhamento de poder entre civis e militares ocorre após a derrubada de Omar al-Bashir, em abril de 2019. Bashir ocupou o poder por 30 anos, com a ajuda de militantes islâmicos, foi deposto após meses de protestos a favor da democracia no país.

Entre os grupos rebeldes que assinaram o tratado estão: Movimento de Justiça e Igualdade (JEM) e Exército de Libertação do Sudão (SLA) de Minni Minawi, ambos da região oeste de Darfur, e o Movimento de Libertação do Povo do Sudão-Norte (SPLM-N) liderado por Malik Agar, que atuam no Kordofan do Sul e no Nilo Azul.

O tratado é visto como um passo significativo para que a paz seja restaurada no país. No entanto, dois grupos não participaram: o Movimento de Libertação do Sudão (MLS), de Abdelwahid Nour, e o Movimento Popular de Libertação do Sudão do Norte (SPLA-N), de Abdelaziz al-Hilu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.