Governo dos EUA discorda de fala de Lula comparando ofensiva de Israel em Gaza ao Holocausto
Manifestação norte-americana ocorre antes do encontro entre Lula e o secretário de Estado Antony Blinken
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência do Brasil
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse, nesta terça-feira (20), que o governo "discorda" da fala do presidente Lula (PT) sobre Israel. O petista comparou os ataques israelenses em Gaza ao Holocausto.
"Nós já fomos bastante claros ao dizer que não acreditamos que houve um genocídio na Faixa de Gaza. Queremos que o conflito acabe o mais rápido possível. Queremos que aumente a assistência humanitária para os civis. Mas não concordamos com esses comentários", disse Miller.
Durante passagem por Adis Adeba, na Etiópia, no último domingo (18), Lula afirmou: “É importante lembrar que em 2010 o Brasil foi o primeiro país a reconhecer o Estado palestino. É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem que ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”.
A manifestação do governo norte-americano ocorre antes do encontro entre Lula e o secretário de Estado americano, Antony Blinken, na próxima quarta (21).