• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo extingue mais de 44 mil cargos considerados obsoletos no serviço público

Governo extingue mais de 44 mil cargos considerados obsoletos no serviço público

Segundo a ministra Esther Dweck, funções como datilógrafo e ascensorista deixaram de existir

Por Da Redação
Às

Governo extingue mais de 44 mil cargos considerados obsoletos no serviço público

Foto: Ana Volpe/Agência Senado

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou, nesta sexta-feira (19), que o governo federal eliminou, entre 2023 e 2025, mais de 44,5 mil cargos classificados como obsoletos. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews.

Entre as funções extintas estão datilógrafo, ascensorista, motorista e auxiliar de enfermagem, consideradas superadas pelas demandas atuais da administração pública.

De acordo com a ministra, outros 21,6 mil cargos ainda ativos na área da educação também serão suprimidos de forma gradual. Eles passarão por um processo de reestruturação, no qual serão convertidos em funções mais abrangentes, com atribuições menos específicas.

Esther explicou que a redução acompanha o movimento de transformação digital do serviço público. “Conforme esses cargos forem sendo desocupados, eles serão convertidos em posições com atribuições mais genéricas, o que permite maior flexibilidade para atender às necessidades da administração”, disse.

Segundo a ministra, nos últimos anos o número de desligamentos de servidores superou o de admissões, resultando em uma redução líquida de mais de 70 mil postos. Para os próximos anos, a previsão é de cerca de 20 mil novas contratações até 2026.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário