Governo fará leilão para renegociação de dívidas de negativados com programa Desenrola
O objetivo é reduzir o número de inadimplentes
Foto: Agência Brasil
O programa Desenrola, previsto para ser anunciado pelo governo federal na próxima semana, fará um leilão para a renegociação de dívidas de quase 40 milhões de brasileiros negativados. O objetivo é reduzir o número de inadimplentes.
Segundo informações da Globonews, o governo pretende promover leilões para obter o maior desconto possível nos débitos de consumidores com bancos, varejistas e companhias de água, gás e telefonia. A ideia é renegociar débitos de até R$ 5 mil de consumidores com renda de até dois salários mínimos.
O programa era uma proposta de campanha do presidente Lula e as primeiras medidas que devem ser anunciadas é que os leilões serão divididos por setores, para que assim milhares de dívidas sejam negociadas ao mesmo tempo.
Depois dos leilões, o consumidor poderá acessar um portal, digitar o seu CPF, e acompanhar se a dívida foi alvo de renegociação. Caso positivo, o consumidor terá a opção de pagar à vista, direto à empresa, ou financiar o pagamento em até 60 meses em um banco.