Governo federal adia ‘Enem dos Concursos’ em todo Brasil por causa das chuvas no RS
Exame estava previsto para ser aplicado em 228 municípios neste domingo (5)
Foto: Agência Brasil
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (3), por meio das redes sociais, o adiamento em todo o país do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como "Enem dos Concursos", devido às fortes chuvas que estão causando desastres no Rio Grande do Sul.
O exame, que estava previsto para ser aplicado em 228 municípios neste domingo (5), ainda não tem nova data. A expectativa era de que 2,1 milhões de candidatos comparecessem aos locais de provas para tentar concorrer a uma das 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais.
O adiamento do concurso gerou divisão entre os ministros diretamente envolvidos no debate, conforme informações do jornal O Globo. Havia incerteza sobre a viabilidade técnica de adiar apenas as provas no Rio Grande do Sul, que foi duramente afetado por um temporal que resultou na morte de pelo menos 37 pessoas.
Ao contrário do Enem, não há um banco de provas disponível para o CNU, que é realizado pela primeira vez. Isso significa que há um alto risco de, ao realizar as provas posteriormente, elas terem um nível de dificuldade diferente do original, o que poderia aumentar ainda mais a probabilidade de contestações judiciais.