• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo Federal admite estado de calamidade pública pelos temporais do Rio Grande do Sul
Brasil

Governo Federal admite estado de calamidade pública pelos temporais do Rio Grande do Sul

Secretário nacional de proteção e defesa civil reconheceu o sumário enviado pelo governador do RS por conta dos temporais no estado

Por Da Redação
Ás

Governo Federal admite estado de calamidade pública pelos temporais do Rio Grande do Sul

Foto: FAB/Divulgação

O Governo Federal decretou estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas que atingem o estado desde sexta-feira (26/04). Os temporais já deixaram 24 mortos, 21 desaparecidos e 12 feridos, e afetam mais de 140 cidades.

O decreto é válido por 180 dias e não impede que o governo estadual reconheça (homologue) decretos de calamidade pública declarados pelas prefeituras. Além de destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.

Ajuda Federal

O governo pediu ajuda federal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além da Força Aérea já está no combate com os helicópteros, mesmo com as dificuldades dos resgates em razão das condições climáticas. 

Já na tarde desta quinta-feira (2) o corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) e profissionais de saúde foram envidados para ajudar socorro das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. 

Confira abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário