• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Governo Federal avalia reduzir tarifa de importação de 11 produtos para conter inflação
Economia

Governo Federal avalia reduzir tarifa de importação de 11 produtos para conter inflação

Nova lista pode incluir, por exemplo, material siderúrgico utilizado na construção civil

Por Da Redação
Ás

Governo Federal avalia reduzir tarifa de importação de 11 produtos para conter inflação

Foto: Washington Costa/ME

Como forma de contornar a inflação do país, o Ministério da Economia avalia a redução das tarifas de importação de mais de 11 produtos diferentes. A lista é composta, por exemplo, por itens usados na construção civil, como material siderúrgico.

Empresas da categoria já haviam pedido anterior para que o governo federal facilitasse a entrada dos itens importados no Brasil. Uma reunião do Comitê Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) vai discutir a medida na quarta-feira (11), para tomar uma decisão sobre o tema. 

Além disso, a reunião também vai pautar a possibilidade de mais uma rodada de diminuição, em 10%, da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. A medida está em negociação com os demais sócios do bloco.

A queda de 10% das alíquotas de bens de capital, informática e telecomunicações também deve ser discutida. Esta medida, por sua vez, não depende que a Argentina, Paraguai e Uruguai concordem.

Em março deste ano, o governo zerour o Imposto de Importação do etanol e de seis alimentos da cesta básica, sendo eles, macarrão, óleo de soja, margarina, queijo e açúcar refinado, na tentativa de conter a inflação. A equipe econômica apontava que a medida impactaria cerca de R$ 0,20 no preço da gasolina.

As tarifas zeradas devem ficar em vigor até o fim deste ano. O governo projeta a renúncia fiscal estimada em cerca de R$ 1 bilhão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.