Governo Federal cria programa de incentivo à caminhoneiros autônomos
União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) vai gerir o programa

Foto: Agência Brasil
Lançado nesta quinta-feira (19), pelos ministros da Cidadania, Osmar Terra, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Roda Bem Caminhoneiro, programa do Governo Federal deve beneficiar cerca de 100 mil caminhoneiros autônomos de todo o país. O programa com o objetivo de melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria, cria cooperativas de transporte rodoviário de cargas.
O programa prevê a instalação de 100 kits básicos de infraestrutura para cooperativas novas e existentes. O prazo de implantação do Roda Bem é de 18 meses.
Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a frota brasileira de caminhões é de 1,941 milhão de caminhões. Do total, cerca de 703 mil veículos são de caminhoneiros autônomos e apenas 26 mil são cooperados.
O governo também anunciou que os caminhoneiros contarão com a tecnologia para melhorar a renda. De acordo com o ministro, os motorista irão contar com um aplicativo. A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) vai gerir o programa.