• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo Federal cria sala de situação para combater desinformação sobre catástrofe no Rio Grande do Sul

Governo Federal cria sala de situação para combater desinformação sobre catástrofe no Rio Grande do Sul

Força-tarefa coordenada busca conter disseminação de fake news que prejudicam resgates e ações de ajuda

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Governo Federal cria sala de situação para combater desinformação sobre catástrofe no Rio Grande do Sul

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil

Integrantes do governo federal decidiram estabelecer uma sala de situação dedicada a monitorar e combater o que especialistas identificaram como um "enxame" de desinformação relacionada à catástrofe no Rio Grande do Sul.

Grupos que monitoram as redes sociais detectaram um movimento coordenado para disseminar mensagens falsas sobre a atuação do Estado na calamidade, difamando as Forças Armadas e gerando pânico econômico com falsas alegações sobre desabastecimento.

O ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), se reunirá nesta tarde com representantes das plataformas de redes sociais para definir um protocolo de ação diante de situações de calamidade. A reunião está agendada para às 15h.

Além da AGU, a Polícia Federal e a Secretaria Nacional do Consumidor estão integradas à força-tarefa, visando coibir a disseminação de informações falsas.

As fake news têm prejudicado as operações de resgate, disseminado pânico entre a população e dificultado o trabalho dos voluntários envolvidos nas ações de ajuda às vítimas da catástrofe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário