Governo Federal irá publicar MP para diminuir filas do INSS
Atualmente, o tempo mínimo para solução dos pedidos é de 45 dias
Foto: Freepik
Está previsto para a próxima semana a publicação de medida provisória pelo governo federal. O objetivo é estabelecer um programa para solução das filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, servidores como peritos e médicos devem receber bônus para trabalhar em dois turnos e auxiliar na redução da espera. As informações são do R7.
O tempo de espera mínimo na fila é de 45 dias para que as pessoas consigam uma solução para os seus atendimentos. De acordo com Carlos ao R7, o programa deve durar aproximadamente um ano. Até dezembro, é esperado pelo governo federal reduzir o prazo para no máximo 45 dias.
“Nós temos, hoje, uma quantidade de 800 mil novos pedidos a cada mês. Esses do requerimento inicial estamos conseguindo atender. Mas são quase 1,8 milhão que estão aguardando na fila. Não tem como resolver essa situação se não for com um pagamento extra”, disse ao portal.
No mês de junho, o número de requerimentos em análise para benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alcançou a marca de 1.794.449 pedidos. Desses, mais de 64% das pessoas enfrentam um tempo de espera superior a 45 dias para serem atendidas, conforme dados do Portal da Transparência.