• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo federal pretende gerar empregos através da qualificação profissional e a reinserção ao trabalho este ano
Brasil

Governo federal pretende gerar empregos através da qualificação profissional e a reinserção ao trabalho este ano

Segundo Onyx Lorenzoni, isso será feito por meio do novo programa social, o "Programa de Serviço Civil Voluntário"

Por Da Redação
Ás

Governo federal pretende gerar empregos através da qualificação profissional e a reinserção ao trabalho este ano

Foto: Reprodução/R7

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, disse durante entrevista ao programa “A Voz do Brasil”, nessa terça-feira (8), que pretende gerar empregos através da qualificação profissional e a reinserção ao trabalho por iniciativa do governo federal em 2022. Segundo ele, isso será feito por meio de um novo programa social. 

Lorenzoni ressalta que o Brasil gerou mais de 2,7 milhões de vagas de empregos formais em 2021, mas ainda há aproximadamente 40 milhões de pessoas atuando na informalidade. Além disso, existem 7,8 milhões de brasileiros no grupo Nem Nem, aqueles que não estudam e nem trabalham.

“Muitas vezes para que uma pessoa possa ter sucesso, prosperar na vida, ela precisa que se abra uma porta. E é disso que se trata o Programa de Serviço Civil Voluntário. As pessoas trabalham por meio turno cumprindo alguma tarefa, enquanto no turno inverso elas têm a obrigatoriedade de fazer um curso de capacitação por semestre”, explicou.

O Programa de Serviço Civil Voluntário terá um período mínimo de um ano. Durante esse tempo, o beneficiário deverá cumprir uma série de tarefas estabelecidas em edital pelas prefeituras e será inscrito em um dos 200 cursos de capacitação gratuitos, que são oferecidos pelo Sistema S.

O valor do benefício será definido pela prefeitura, com base na função exercida, além de receber uma ajuda de custo do auxílio transporte.

Segundo o ministro, o Programa de Serviço Civil Voluntário terá dois focos distintos. O primeiro será destinado para jovens de 18 a 29 anos com pouca ou nenhuma experiência de trabalho e não possuem nenhuma qualificação profissional. Lorenzoni diz que “a ideia é poder construir uma rampa de ascensão social”.

“Esse jovem pode caminhar para outro nível, tanto de empregabilidade quanto de renda para a família dele”, complementou.

O segundo grupo inclui adultos acima de 50 anos que já têm experiência profissional, mas que por algum motivo estão fora do mercado de trabalho.

O objetivo do programa é beneficiar prioritariamente pessoas que recebem o Auxílio Brasil e que já têm o cadastro único (CadÚnico) do governo federal para programas sociais. Mas todos os solicitantes serão beneficiados conforme a oferta de vagas na cidade, explicou Onyx Lorenzoni.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário