Economia

Governo Federal sanciona Lei que incentiva autorregularização de tributos

Nova legislação oferece desconto nos juros e facilita o parcelamento de débitos com a Receita Federal, abrangendo diversos impostos

Por Da Redação
Ás

Governo Federal sanciona Lei que incentiva autorregularização de tributos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal sancionou a Lei 14.740, que trata da autorregularização incentivada de tributos administrados pela Receita Federal. O texto, originado de um projeto de lei aprovado pelo Congresso, visa motivar os contribuintes a regularizarem seus débitos fiscais em troca de benefícios, como redução nos juros e facilidades de parcelamento.

A publicação sem vetos da Lei, realizada na edição de quinta-feira, 30, do Diário Oficial da União, estabelece que os contribuintes aderentes ao regime podem quitar suas dívidas com um desconto de 100% nos juros de mora. Para isso, é necessário efetuar o pagamento de 50% do débito à vista e parcelar o restante em até 48 prestações mensais, corrigidas pela taxa Selic para títulos federais.

A legislação abrange a regularização de todas as dívidas relacionadas aos tributos administrados pela Receita Federal, incluindo o Imposto de Renda da Pessoa Física, Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), entre outros.

A adesão ao programa de autorregularização deve ser realizada nos 90 dias seguintes à regulamentação da lei. Esse processo inclui a confissão do débito, além do pagamento ou parcelamento do valor total dos tributos devidos. É importante destacar que os débitos apurados na forma do Simples Nacional não podem ser objeto de autorregularização, conforme especificado no texto da Lei.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.