• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo Federal substitui ponto eletrônico por controle de produtividade para servidores
Brasil

Governo Federal substitui ponto eletrônico por controle de produtividade para servidores

Teletrabalho também sofre modificações com novas regras divulgadas pelo Ministério da Gestão

Por Da Redação
Ás

 Governo Federal substitui ponto eletrônico por controle de produtividade para servidores

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (31), mudanças significativas no controle de frequência dos servidores públicos, substituindo o ponto eletrônico por um controle baseado em produtividade e resultados. A avaliação dos funcionários agora será pautada nas entregas e desempenho no serviço.

O teletrabalho ou home office também passou por alterações. A nova norma dispensa todos os participantes de registrar controle de frequência e assiduidade durante toda a jornada de trabalho, independentemente da modalidade ou regime de execução.

Para aderir ao teletrabalho, os servidores deverão cumprir um ano de estágio probatório. Além disso, a modalidade de teletrabalho no exterior ficará limitada a 2% do órgão ou entidade da administração federal.

As regras foram divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e atualizam o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), criado em 2022.

Anteriormente, o limite de servidores em teletrabalho integral era de 20% por órgão, com permanência máxima de até três anos na modalidade. O teletrabalho foi autorizado para o funcionalismo público federal em 2020, durante o auge da pandemia de Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário