Vídeo: garoto morto em acidente aparece pilotando avião sozinho enquanto o pai bebe cerveja
Ainda não foi confirmado se a gravação é do mesmo dia do acidente
Foto: Reprodução
Um vídeo divulgado nas redes sociais, nesta segunda-feira (31), mostra Francisco Veronezi Maia, um menino de apenas 11 anos, pilotando um avião bimotor ao lado de de seu pai, Garon Maia Filho, que no momento da gravação está bebendo cerveja. O registro foi feito em uma pista de terra em uma área rural, no momento em que a aeronave decolou, com o garoto manuseando sozinho o manche.
A aeronave é a mesma que caiu numa área de mata fechada na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, no fim de semana, que causou a morte de ambos. Ainda não foi confirmado pelas autoridades se o vídeo foi gravado no mesmo dia do acidente aéreo em Vilhena.
De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório que o piloto seja maior de 18 anos, tenha concluído o ensino médio e esteja devidamente cadastrado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para poder pilotar uma aeronave.
Acidente
O acidente com o bimotor Beechcraft Baron 58 aconteceu em uma área de mata fechada na divisa entre Rondônia e Mato Grosso. O avião colidiu violentamente com as árvores cerca de oito minutos após decolar do aeroporto de Vilhena com destino a uma fazenda em Comodoro (MT). As vítimas foram encontradas mortas junto aos destroços da aeronave.
Segundo informações, Francisco estava passando as férias com seu pai, que era o piloto da aeronave. Os corpos de ambos foram transladados para Campo Grande, onde serão velados juntos em um cemitério particular da capital. O sepultamento está marcado para ocorrer nesta terça-feira (1º).
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investiga as circunstâncias do acidente e as responsabilidades pelo ocorrido. A ANAC também acompanha as apurações para garantir a segurança e a conformidade com as normas da aviação civil.
O avião envolvido no acidente era um Beechcraft Baron G58, fabricado em 2011, com autorização para transportar até cinco passageiros e permissão para voos noturnos. A aeronave estava registrada na categoria de serviços aéreos privados, e sua situação de aeronavegabilidade estava regular.
Veja o vídeo: