Brasil

Governo lança FGTS Digital nesta sexta (1º); conheça a ferramenta

A plataforma, que chega com pagamento feito através do Pix, terá ainda informações totalmente integradas à base do eSocial.

Por Da Redação
Ás

Governo lança FGTS Digital nesta sexta (1º); conheça a ferramenta

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O FGTS Digital começa a funcionar nesta sexta-feira (1º) como o novo sistema de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pra empresas e empregadores. A plataforma, que chega com pagamento feito através do Pix, terá ainda informações totalmente integradas à base do eSocial.

Os empregadores terão a possibilidade de emitir guias, consultar extratos, solicitar compensação ou restituição de valores e realizar parcelamentos. Os boletos gerados estarão equipados com um QR code para leitura e pagamento direto no aplicativo ou site da instituição financeira do empregador.

“Estima-se que com o FGTS Digital os empregadores irão economizar 36 horas/mês em tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS. O novo sistema proporcionará uma redução de custo operacionais de aproximadamente R$ 144 milhões por ano”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em evento nesta semana.

A novidade é uma forma inédita de gestão dos processos referentes ao FGTS. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a medida vai permitir o aperfeiçoamento da arrecadação, da prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, da fiscalização, da apuração, do lançamento e, por fim, também da cobrança dos valores devidos.

“Os empregadores poderão fazer uso de uma plataforma com um conjunto de serviços digitais disponíveis, por meio do qual conseguirão, de forma simples, ágil e intuitiva, cumprir sua obrigação de recolhimento do FGTS”, disse o coordenador-geral de gestão e fiscalização do FGTS, Virgílio Saraiva Valente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário