Governo lança grupo interministerial para discutir assédio e discriminação
Em discurso, a primeira dama Janja compartilhou que é vitima de assédio sexual e moral
Foto: Agência Brasil
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nessa quinta-feira (27), no auditório do Ministério do Planejamento, um grupo de trabalho interministerial destinado a discutir temas como assédio e discriminação na administração pública federal. O grupo, composto por 10 ministérios, terá seis meses para elaborar um Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação.
A cerimônia de lançamento contou com a participação da primeira-dama, Janja da Silva, e dos ministros Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Anielle Franco (Igualdade Racial do Brasil), Jorge Messias (Advogado-Geral da União) e Vinicius Carvalho (Controladoria-Geral da União).
Em seu discurso, Janja reforçou a importância da iniciativa ao compartilhar que ela mesma já sofreu assédio sexual e moral. "Eu, como mulher, com tantos anos de profissão, falo com convicção sobre o assunto, por já ter sofrido assédio, assédio moral e assédio sexual, e eu tenho certeza que muitas mulheres que estão aqui presentes já vivenciaram isso ou já presenciaram em algum momento no seu ambiente de trabalho", afirmou a primeira-dama.
Durante o evento, o ministro Vinicius Carvalho lembrou que, neste dia 27 de julho, a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2017, completaria 44 anos. Em sua fala, Carvalho disse que era um ato simbólico o grupo de trabalho está sendo lançado no mesmo dia do aniversário da vereadora e foi aplaudido.