• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo lança plano de recuperação de aprendizagem da educação básica
Brasil

Governo lança plano de recuperação de aprendizagem da educação básica

Projeto foi apresentado no Fórum Mundial da Educação, em Londres

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Governo lança plano de recuperação de aprendizagem da educação básica

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Educação lançou nesta terça-feira (24), no Fórum Mundial da Educação, em Londres, a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. A estratégia, publicada no Diário Oficial da União (DOU), tem como objetivo implementar programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica.

O projeto foi apresentado pelo ministro da Educação, Victor Godoy, a autoridades da área de vários países. “O decreto traz esperanças para a recuperação daquelas crianças que sofreram tanto com os impactos da pandemia pelas deficiências do nosso sistema educacional. Essa política consolida o trabalho de mais de dois anos de esforço concentrado das nossas equipes e de uma série de ações específicas concretas para a recuperação dessas aprendizagens. Esse trabalho será feito em conjunto com estados e municípios e abrangerá toda a educação básica brasileira”, disse o ministro.

Evasão e novas tecnologias

A lista de metas da política é extensa. Entre as principais, figuram elevar a frequência escolar e reduzir índices de evasão e de abandono escolar; desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para o avanço do desempenho e da promoção escolar; diminuir a distorção idade-série por meio do monitoramento da trajetória escolar; promover a coordenação de ações para o enfrentamento do abandono escolar e recuperação das aprendizagens.

A partir da aplicação do plano, o MEC pretende promover "intervenções eficazes e tempestivas no âmbito da atenção individualizada aos discentes [alunos], além de incentivar a formação para o uso pedagógico de conteúdos digitais". De acordo com a pasta, as novas tecnologias também estão entre as preocupações do plano. Nesse sentido, a ideia é instituir o Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais, sob gestão do Ministério da Educação, como plataforma para captação, divulgação e disseminação de soluções tecnológicas voltadas à recuperação das aprendizagens.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário