Governo liberará R$ 2 bilhões do Orçamento para a Educação, diz ministro Victor Godoy
Valor deve beneficiar principalmente as universidades federais do país
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da educação Victor Godoy confirmou, nesta quarta-feira (14), que o governo deve publicar uma Medida Provisória para liberar cerca de R$ 2 bilhões bloqueados no orçamento para a área da educação. O valor deve beneficiar principalmente universidades federais, que vem sofrendo com cortes e bloqueios de verba.
Na audiência realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Godoy disse que deseja mexer no orçamento para garantir que políticas educacionais essenciais sejam cumpridas até o final do ano, principalmente referente à disponibilização de livros didáticos.
“O corte decorre da imposição de uma responsabilidade fiscal. Na medida que temos o teto de gastos e uma série de despesas extraordinárias, isso naturalmente obrigou o governo a fazer ajustes para garantir o cumprimento da lei. A recomposição tem sido buscada diuturnamente. Sempre buscamos por meio do diálogo e do levantamento dos impactos pelo Ministério da Educação. A expetativa é ter 100% de liberação dos recursos do financeiro na segunda-feira, 19″, especulou.
A Medida Provisória terá efeito imediato, mas o Congresso Nacional terá 120 dias para análise.