Governo Lula avalia antecipar reoneração do diesel para baixar preço do carro popular
Medida pode ser anunciada nos próximos dias
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Previsa para janeiro de 2024, a reoneração do diesel pode ser antecipada para viabilizar a redução do preço dos carros populares. Caso isso acontece, não será preciso conceder isenção às fabricantes de veículos, como havia sido estudado pela equipe.
A proposta de antecipar a reoneração foi sugerida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A ideia é conceder crédito tributário às empresas do setor e assim compensar a eventual queda de receita com os recursos da reoneração do combustível.
Segundo o ministro da Fazenda, foi apresentado, na última quinta-feira (1º), o redesenho do programa a Lula, que validou a proposta. A expectativa é que o anúncio da medida seja feito pelo presidente nesta semana.
No último dia 25, o governo anunciou que carros de até R$ 120 mil terão redução de 1,5% a 10,96% em impostos de fabricação. O desenho do programa, segundo Haddad, atendeu às demandas da Fazenda e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), chefiado por Geraldo Alckmin, que também é vice-presidente.