Governo Lula avalia mudar regras para concursos públicos
A expectativa da gestão é melhorar o acesso dos candidatos e ampliar a concorrência
Foto: Reprodução
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia mudar as regras dos concursos públicos no país. O objetivo é incorporar instrumentos adicionais para avaliação dos candidatos, como teste psicotécnico, além da utilização da tecnologia em algumas fases ou em todo o processo seletivo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A expectativa da gestão é melhorar o acesso dos candidatos, ampliar a concorrência, oferecer segurança jurídica e permitir mais efetividade na escolha dos funcionários.
A forma de avaliação será divivida em três áreas, conhecimentos, habilidades e competências. Conhecimentos: provas escritas, objetivas ou dissertativas, e provas orais, que cubram conteúdos gerais ou específicos; Habilidades: elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do posto, bem como testes físicos compatíveis com suas atividades; e competências: avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico, conduzido por profissional habilitado nos termos da regulamentação específica.
Os novos detalhes ainda devem ser regulamentados. Se aprovadas, as regras valerão apenas para novas seleções.