Governo Lula não descarta reajuste para servidores em 2024, diz Esther Dweck

Ministra defende que alterações dependem do comportamento das receitas

Por Da Redação
Ás

Governo Lula não descarta reajuste para servidores em 2024, diz Esther Dweck

Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou na quinta-feira (25), em entrevista ao Metrópoles, que o reajuste salarial para servidores do Executivo federal em 2024 não está totalmente descartado. Embora não haja previsão para este ano, ela indicou que, dependendo do comportamento das receitas, uma recomposição salarial ainda é possível.

Dweck acrescentou que o novo Marco Fiscal prevê a possibilidade de uma recuperação das receitas em março, permitindo a ampliação das despesas para além do montante previsto. “Se você estiver cumprindo a meta de resultado primário e você tiver um excesso de receita, a gente pode ter uma expansão da despesa em até R$ 15 bilhões este ano”, afirmou a ministra. 

“E aí, isso sim, já está pactuado com os ministros que compõem a Junta de Execução Orçamentária, que parte disso, sim, seria para um reajuste dos servidores este ano”, completou. 

Congelamento

No final do ano passado, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou uma proposta que, na prática, congela as remunerações dos servidores federais neste ano e promete reajuste, a ser pago em duas parcelas de 4,5% cada, em 2025 e 2026. Em 2023, foi concedida uma recomposição de 9%.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário